domingo, 11 de março de 2012

MOLDE DE VESTIDO FEMININO DA ERA IMPÉRIO

Os eventos do Picnic Vitoriano SP, aceitam trajes da Era Império (1804-1815) em seu dresscode.

Como era a moda masculina e feminina na Era Império? Clique para ler os texto do blog Moda de Subculturas que falam sobre os trajes da época:
A moda feminina da Era Império é bastante adequada ao nosso clima tropical e os vestidos são bem simples de serem feitos. Eles eram muito finos, as mulheres usavam uma malha cor de pele por baixo pra disfarçar a transparência, nos pés: sapatilha ao estilo bailarina. Sombrinhas, longas luvas, leques e bonnets como acessórios.
Abaixo, a scan de uma página que mostra o molde de um vestido da época. Podem observar que é muito simples. Se vocês levarem a imagem pra uma modelista ou uma boa costureira, ela vai saber reproduzir no tamanho certo. As medidas estão em inches, tudo o que vocês precisam fazer é converter inches para centímetro. Cada inche equivale a 2,54cm. Assim, onde diz 6" (inches): 6x2,54= 15,24cm - em modelagem, os milímetros precisam ser todos riscados nos moldes, evite arredondar, senão dá errado.


Mas caso vocês não encontrem quem saiba reproduzir o molde, dou uma dica um tanto quanto trabalhosa: vocês podem pegar a imagem e colocá-las no corel draw ou photoshop e recortá-la de modo que cada recorte fique do seu tamanho real adequado ao tamanho de uma folha de sulfite (a mesma técnica que se usa para imprimir moldes online). Aí basta imprimir o molde e depois colocar no chão ou numa mesa e colar. Pronto: você terá o molde do seu tamanho! Basta pequenos ajustes, transferência para um papel vegetal (depois pra um papel kraft se desejarem), colocar em cima do tecido, cortar e costurar!

Postagem por: blog Moda de Subculturas

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...