HISTÓRICO DO PVSP



Em novembro de 2009, o então estudante de Letras e escritor Rommel Werneck, fundador dos blogs Poesia Retrô e ‘Stamos Kilts!, durante uma pesquisa sobre Era Vitoriana (tema de seu TCC) descobriu o primeiro piquenique histórico do Brasil: o Picnic Vitoriano de Curitiba, que havia sido realizado alguns dias antes. Em junho de 2010, ele conheceria o grupo, fato que o motivou a fundar o Picnic Vitoriano de São Paulo, em 31 de julho de 2010.

       
Convite do primeiro evento do grupo.

Mas foi apenas em 2011 que se planejou o primeiro evento do grupo paulista. Isso porque a ideia de fundar um grupo de revivalismo envolvia muito planejamento e uma sólida pesquisa de moda histórica. Além do mais, a primeira busca por estruturar uma equipe do evento foi trabalhosa e cansativa. Com o tempo, o grupo foi ganhando forma, inspirando-se também em eventos estrangeiros, como o Picnic Vitoriano de Leipzig e os encontros de Guerra Civil Americana. 

Em julho de 2011 foi realizado o I Grand Picnic Vitoriano de São Paulo (sob o recorte histórico da Idade Média à Primeira Guerra) que contou com cerca de 45 pessoas devidamente trajadas e envolvidas em manifestações culturais: a recriação histórica de um convescote vitoriano; os trajes e releituras; música, jogos e poesia. 




Às vésperas do segundo evento constitui-se uma sólida equipe formada por Rommel, Sana e por outros dois membros: Guilherme Freon Heart, DJ e organizador de de eventos góticos; e Priscilla Fernandes, estudante cujo trabalho com teatro e adaptação de figurino foi fundamental para a realização do I Passeio Fotográfico e Chá das Cinco. 
O segundo evento foi um passeio pelo Parque da Independência regado a poesia, música erudita, esgrima renascentista além dos convencionais trajes históricos cuja qualidade cresceu consideravelmente, contando, inclusive, com a recriação histórica de um luto fechado usado pela rainha Victoria. O sarau continuou sendo um destaque do evento e o compartilhamento de informações e estudos nas redes sociais cresciam e tudo se tornava mais rico e produtivo. Em seguida, um chá das cinco na casa de pães Maria Louca sob custos individuais revivendo o hábito vitoriano do pontual chá das cinco.


Em 2012, o II Picnic reuniu o dobro de pessoas devidamente trajadas. 
O evento seguinte foi uma recriação histórica (historical reenactment), a reconstituição da família imperial brasileira do Primeiro Império (1822-1831), em um desfile cívico no aniversário do bairro do Ipiranga. Foram feitas réplicas dos trajes de Domitília de Castro e Amélia de Leuchtenburg. 


Como parte da tradição, o PVSP realizou seu Chá das Cinco na República Velha no dia 02 de dezembro do mesmo ano. Sendo assim, chás temáticos sempre ocorrem ao fim do ano. 




                  Eis então os dois grandes eventos da sociedade revivalista de São Paulo: o convescote no dresscode genérico (476 d.C. -1914) e o chá sempre temático.


Em 2015, o grupo PVSP completou cinco anos de atividades, com crescente interesse de novos adeptos e amplo reconhecimento do publico vintage, revivalista e da mídia.



Em nosso perfil do facebook você pode ver as fotos de todos os eventos realizados. 



O próximo evento será o VI Picnic Vitoriano a 3 de julho de 2016.







Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...