sexta-feira, 17 de julho de 2015

V PICNIC VITORIANO DE SÃO PAULO - TODAS INFORMAÇÕES



É com alegria quer convidamos todos para nosso maior evento anual. 

O V Picnic Vitoriano São Paulo será no dia 26 de julho de 2015, domingo.

Informações sobre o grupo e perguntas frequentes


1- Detalhes da Programação:

Foto da Serraria do Parque Ibirapuera:




 






12h - Estaremos na Serraria do Parque. 
Recepção dos convivas, discurso conciso da organização do evento sobre Revivalismo.
13h- Abertura do evento e convescote
15h - Nosso tradicional sarau. Leve suas poesias e músicas. 
16h - Jogos e Brincadeiras
18h - Encerramento


2- Regras e Normas do Evento:

Para uma melhor imersão na prática revivalista e uma viagem no tempo mais prazerosa, é essencial que alguns detalhes sejam levados em conta. Não deixe isso para segundo plano, todos os detalhes são importantes.

Sobre os utensílios adequados, veja com atenção essa postagem:

Guia de utensílios domésticos para eventos

Copos e guardanapos descartáveis são proibidos. Incentiva-se que as pessoas levem copos e taças de vidro, guardanapo em tecido, cestas de vime etc... Bebidas alcóolicas estão proibidas.

Sobre os alimentos:
Guia de Mantimentos


Sobre comportamento e etiqueta, leia também os links:
Eiqueta Vitoriana para picnics
Regulamento do evento

3- Dresscode:
Como sempre é obrigatório, porém muito amplo.
No campo histórico: 
  • Idade Média;
  • Renascimento;
  • Barroco;
  • Rococó;
  • Diretório, Império e Regência;
  • Romantismo;
  • Era Vitoriana;
  • Era Eduardiana e Primeira Guerra Mundial
No campo das releituras e estilos revivalistas: 
  • Lolita/ Ouji;
  • SteamPunk;
  • Romantic Goth;
  • e Inspirações nas épocas acima.


    Dúvidas sobre o que vestir, dúvidas sobre a moda específica de cada período, acesse a sessão HISTÓRIA DA MODA. Esse blog parceiro conta com posts específicos descrevendo a moda de cada período histórico.
    Confiram também nossos TUTORIAIS e consulte nossas lojas parceiras: ADQUIRA TRAJES.

4- Fotógrafos:


Permitida a presença de fotógrafos e imprensa mesmo sem dresscode. Apesar que é de bom tom usar ao menos um traje social.
Também pedimos que cadastrem-se nesse tópico do nosso grupo. Convém lembrar que para participar do grupo no facebook é necessário ser amigo do nosso perfil.


5- Como chegar?




 Os portões 6 e 7 são os acessos mais próximos.



6- Lojas Patrocinadoras:
Acesse AQUI















Acesse AQUI













7- Apoio:

Real Gothic Brasil
História da Moda
Meu Ser Desigual
'Stamos Kilts
Moda de Subculturas
Poesia Retrô
São Paulo Antiga


8- DÚVIDAS: 

picnicvitorianosp@gmail.com

Facebook


Essa postagem poderá sofrer modificações.


sexta-feira, 3 de julho de 2015

TUTORIAL DE TRAJE CLOCKPUNK MASCULINO 100% CUSTOMIZAÇÃO



https://1.bp.blogspot.com/-jNMuSz2Onog/T_sJKam8WZI/AAAAAAAAEZg/rvwIpbk7p84/s640/II+PVSP+273+copy.jpg


ClockPunk é o nome do retrofuturismo da Renascença assim como SteamPunk é o retrofuturismo da Era Vitoriana. O traje usado por mim no II Picnic Vitoriano de São Paulo foi pensado na moda italiana do início do século XVI com toque clockpunk.

A Renascença é muito steampunk se pensarmos nos primeiros modelos de submarino e helicóptero desenhados por Leonardo da Vinci, homem célebre que me serviu de inspiração. A propósito, pretendo repetir o traje porque gostei muito e quero usar mais acessórios e detalhes.

Este traje foi desenvolvido 100% de customização. A camisa e a boina não foram customizadas, mas posicionadas de um modo estratégico preparando o resto da roupa para 1515, então posso dizer que apesar de não serem peças customizadas foram reutilizadas, isto é, usadas de modo não-convencional para auxiliarem em todo o conjunto da obra. 

Um simples e lindíssimo traje clockpunk feminino cujo tutorial está AQUI:


  A moda italiana na época:


https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2F1%2F15%2FRaffael_089.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*




A moda inglesa (túnica aberta para a braguilha/ codpiece):

https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2F5%2F57%2FHolbein_henry8_full_length.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*




   Minha ideia era fundir os dois tipos, acrescentar um toque retrofuturista porque montar releitura fora da ponte aérea Era Vitoriana --- Era Eduardiana é coisa de Divo!

   Ao tutorial em si!


1. CHEMISE

https://4.bp.blogspot.com/-G3cx8UV1jaU/UAcx2XUKRdI/AAAAAAAAEac/_GPECWTqVqA/s400/Adorno.jpg

É uma camisa social normal apertada na cor azul turquesa com listras discretas. O ideal é usar uma camisa justa porque por cima virá uma túnica e isto impede que você pareça gordo. Por outro lado uma camisa larga também tem serventia pois as mangas ficarão bem bufantes.

A camisa azul tem bolso que está escondido pela túnica. A linha histórica exige mangas bufantes e ausência de gola. No entanto, eu optei por não fazer mangas bufantes pois como todos podem notar a camisa é listrada tal como a túnica, sendo assim, "casou" a combinação. A gola mantive porque as joias sobre o pescoço nu congelariam num dia que seria frio (mas que foi quente!), então a camisa avançou uns aninhos.

https://4.bp.blogspot.com/-hlz_GyMGrzo/UAc0Xes5zWI/AAAAAAAAEao/DaGZQNzl3-c/s640/Rommel+por+Frater.jpg



2. TÚNICA



Evidentemente foi a parte mais difícil. Trata-se de uma camisa originalmente num tom claríssimo de rosa, mas tingi de marrom duas vezes até ficar completamente marrom.




https://4.bp.blogspot.com/-78Oy5KRP8vs/UAc5tbAGN3I/AAAAAAAAEa8/L9QtyqYITbE/s320/II+PVSP+001.JPGLINHA AMARELA: É onde você fará o corte. Originalmente ele foi feito entre o segundo botão e o terceiro, mas opte por cortar mais alto (como na linha) para que o segundo botão feche o decote. Mangas também são eliminadas. Se ficar largo pode fazer uma prega a partir do decote.

LINHA BRANCA: É a silhueta que se será feita, nada a cortar ou costurar aqyui, imagem meramernte ilustrativa.


LINHA AZUL: É onde faremos apliques.  Em torno das cavas costuramos uma fita de cetim, escolhi um ouro queimado. E na cintura baixa aplica-se o tecido marrom que servirá de saia.




https://4.bp.blogspot.com/-MQ_hJVu8BcM/UAdYXq7c1OI/AAAAAAAAEbI/_Qc5_xH0h0Y/s400/II+PVSP+020.JPG


Saia. Feita através das pernas de calças sociais marrom. Meça a altura de onde começará sua saia (eu a fiz como cintura baixa, uns dedos abaixo do umbigo) e onde há de terminar (eu cobri os joelhos). Corte a parte da perna que corresponde a tal medida. Aí você abre a perna da calça na parte da costura overloque o que evita desfiar e também ganha-se mais tecido. Faça isso com umas outras três pernas de calça. 

Próximo passo: costurar as tiras de tecido na camisa e também você pode fazer pregas falsas ou aproveitar as pregas originais das calças. O último passo é unir parcialmente as tiras com costura, parcialmente porque será impossível cobrir totalmente as fendas. Acha indecente? Volta pra Era Vitoriana, Oferenda!

Na frente, ao centro, há uma parte sem tiras, a camisa fica sem saia para que o codpiece apareça. 



3. BRAGUILHA/ CODPIECE


https://2.bp.blogspot.com/-nfLWE1s_cOs/UAdeNxvnzYI/AAAAAAAAEbU/hDvH5tkuicI/s320/renascen%C3%A7a+teste+008.JPG

 Obtida com uma meia-calça originalmente branca (foto acima), mas depois tingida para azul (fotos e procedimento abaixo):

https://4.bp.blogspot.com/-Gie7q7nBOsk/UAdjJCu1IOI/AAAAAAAAEbg/YRIG8sGUncI/s200/codpiece+003.JPG

https://4.bp.blogspot.com/-6lBjoQrL1hc/UAdjd3q5JiI/AAAAAAAAEbs/ONX8Lk7tRvE/s200/codpiece+004.JPG
https://4.bp.blogspot.com/-vmandOEv3n0/UAdjxycLTlI/AAAAAAAAEb0/Zfe2yGXMO_U/s200/codpiece+005.JPG
https://4.bp.blogspot.com/-V7uLNAW4mKk/UAdkFWdXjMI/AAAAAAAAEb8/-7THiadpFA8/s200/codpiece+006.JPG
https://1.bp.blogspot.com/-Nt6l0PK48JA/UAdksS_ji5I/AAAAAAAAEcM/ib-Eq5-U9as/s200/codpiece+008.JPG


4. MEIA-CALÇA


    É, na verdade, a primeira coisa que se veste, como sempre digo o ideal é buscar uma meia-calça XG porque somos homens e pedimos numerações grandes além do mais nossa genitália não é a mesma das mulheres. 

   Mas a meia é a mesma usada no traje do séc XVIII (tutorial AQUI)
https://4.bp.blogspot.com/-IXOQiJE3S2I/UAdo3H7L8QI/AAAAAAAAEcY/x1qhntAL2ks/s320/TESTE+II+009.JPG

https://3.bp.blogspot.com/-kFBdLBQP9tQ/UAdrAwYLHiI/AAAAAAAAEcg/q_IPQ1YvHdU/s200/foto+de+alvaro.jpgO processo de tingimento foi muito simples, primeiro tingi com água fria + papel crepon (balde acima), não ficou bom. Mantendo o papel crepon na água fria (pra que tirar?), acrescentei corante turquesa e corante azul marinho, não usei tudo, apenas metade do turquesa e 1/3 do azul marinho. 

O resultado foi um azul turquesa levemente mais escuro que a chemise. Ficaram ótimas as meias (o codpiece também foi banhado). Clique na foto para ampliar. 



5. SAPATOS

https://1.bp.blogspot.com/-7Ndnsa4P734/UAdtaNc1m4I/AAAAAAAAEco/UdlD3vfRGCo/s320/sapato.jpg


Sapatos sociais de sempre, porém receberam um adorno feito pelo casal Aradia. São duas palmilhas recortadas em formato ampulheta e revestidas de couro.


6. CASACO

Era um casaco de lã de minha tia finada. As mangas eram muito apertadas, de qualquer forma eu as cortaria. Fitas de cetim na cava.

https://2.bp.blogspot.com/-8pdVbzx0148/UAdvs21nfvI/AAAAAAAAEcw/qzB02nV_yYA/s400/eu.jpg

https://4.bp.blogspot.com/-4UGeLuslzf0/UAdvxxT8alI/AAAAAAAAEc4/KO61-TYVct8/s400/602420_10150994172843624_1736282675_n.jpg


7. JÓIAS


O mesmo crucifixo do ano passado, duas correntes adquiridas em antiquário, um binóculo customizado e uma tiara cujo tingimento começou a descascar e troquei pela boina do ano passado que recebeu seus goggles. O amuleto que segurava era um ralo de banheiro que achei sem querer numa loja de 1,99 e comprei de última hora, não tive tempo de amarrar em nenhum lugar.


https://2.bp.blogspot.com/-sTsJUmg0LRk/UAcxzXngoII/AAAAAAAAEaU/4qEsiBY_8RY/s320/PB.jpg


8. LEQUE


Emprestado por Priscilla Fernandes. É o leque isabelino usado por ela no Chá das Cinco. Veja o tutorial do traje isabelino AQUI.



Rommel Werneck do blog 'Stamos Kilts!


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...